Conheça a Vitra

postado em: Sem categoria | 0
Vitra Museu Mobiliadequada

Criar produtos e conceitos inovadores com grandes designers é a essência da Vitra. Desenvolvidos na Suíça e utilizados ao redor do mundo por arquitetos, empresas e consumidores finais para construir espaços inspiradores para viver, trabalhar, bem como áreas públicas.

Com os seus clássicos, a Vitra representa um design inovador do século XX. Hoje, ao combinar experiência técnica e conceitual com a criatividade de designers contemporâneos, busca continuar a expandir os limites do design.

Empresa familiar há oitenta anos, a Vitra acredita em relacionamentos duradouros com clientes, funcionários e designers, produtos duráveis, crescimento sustentável e o poder do bom design. A empresa acredita que os pensamentos e sentimentos são moldados pelo que nos rodeia – seja em casa, no trabalho ou em viagem. É por isso que se esforçam diariamente para melhorar os interiores por meio do poder do bom design.

O fundador da Vitra, Willi Fehlbaum, conheceu as criações de Ray e Charles Eames no início dos anos 1950. Este momento decisivo marcou o início da Vitra como empresa de design. A marca tem colaborado com designers e arquitetos internacionais desde então.

Enquanto a primeira geração lançou as bases comerciais da empresa e a segunda adicionou uma dimensão cultural através do desenvolvimento do Campus Vitra e do Vitra Design Museum com sua coleção, a terceira geração destaca o pensamento e a ação sustentáveis.

Seguindo a tradição e o espírito de Charles e Ray Eames, a sustentabilidade do design é fundamental para todas as atividades na Vitra. A empresa familiar acredita no poder do design que renuncia às tendências estilísticas e eliminam detalhes supérfluos. A longevidade dos produtos é o resultado combinado de seu design, função e qualidade. Os produtos Vitra são projetados e desenvolvidos na Suíça. As peças são fabricadas na Alemanha e em outros países europeus com componentes provenientes da UE, usando materiais que são rigorosamente testados quanto à qualidade e longevidade.

Processo de Design

Vitra trabalha com artistas independentes – principalmente com designers, mas também com arquitetos e artistas gráficos. O que diferencia o trabalho deles é o fato de que sua marca e visão pessoal refletem em cada uma de suas obras.

A marca e os designers são parceiros de negócios, embarcam em uma busca comum por uma solução ideal.  A tarefa da Vitra é fornecer um ambiente estimulante, suporte técnico, contribuição conceitual e crítica construtiva. No entanto, isso não é garantia de sucesso. Às vezes, um produto simplesmente não se encaixa, sendo necessário começar tudo de novo. E o processo de desenvolvimento sempre leva muito mais tempo do que o previsto. Em certas ocasiões, o resultado é muito diferente do que foi planejado originalmente. O produto tem que existir para poder encontrar sua identidade. Esse entendimento e a capacidade de canalizá-lo cuidadosamente é a arte do gerenciamento de design.

O campo do design abrange uma vasta área: da criação e concepção das peças (que são próximas à objetos de arte) à atividade de design no âmbito da produção em massa; do item de colecionador ao objeto utilitário anônimo; do sensacionalmente extremo ao adequadamente prático e ao trivialmente mundano. É óbvio que as manifestações “extremas” são percebidas de forma diferente das adequadas. Os objetos que normalmente encontram seu lugar em coleções de arte são extremos: eles rompem com a tradição; eles apresentam uma solução brilhante para um problema, mas, ignoram outros aspectos. Em suma, são obras individuais espetaculares. Elas deixam pouco espaço para o objeto prático. Este último é absorvido no uso diário, cumpre a função pretendida, proporciona prazer ao usuário, todavia, raramente acaba em um museu.

Logo, existe outro tipo de novidade – tão prática e perfeitamente adequada à sua tarefa que sua recepção é quase imediata, e ela se estabelece como um padrão em um curto período. Essa novidade é tipológica (estudo, análise ou classificação com base em tipos ou categorias). Mesmo objetos tipologicamente novos raramente são mostrados em museus, apesar do fato de estabelecerem novos padrões. Uma razão é que a qualidade de tais objetos raramente é demonstrativa ou espontaneamente evidente, em contraste com novos designs emocionantes e marcantes. Paradoxalmente, muito mais pesquisa e desenvolvimento – tempo e esforço, tentativa e erro – são investidos no objeto tipologicamente novo do que na peça virtuose dramática (extrema).

Ambos os tipos de novidades - o extremo e o prático - são importantes para o design, mas a Vitra coloca seu foco principal no prático.

Vitra Cadeiras Mobiliadequada

Às vezes, uma solução prática é extraordinariamente surpreendente ao mesmo tempo. Esses são os grandes momentos do design. Cada disciplina experimenta tais momentos: literatura, cinema, arte. Algo novo é criado e encontra sua expressão definitiva imediatamente. Um trabalho pioneiro que começou como uma heresia se torna um clássico. Ele permanece relevante até que o próximo desenvolvimento epicamente novo apareça, trazendo com ele uma mudança de paradigma. A validade desse tipo de novidade não se baseia no fato de ser nova, mas no estabelecimento de um novo equilíbrio.

Vitra trabalhou e trabalha com vários designers ao longo de muitos anos. Uma colaboração sustentada por um longo período é possível e produtiva quando é econômica e criativamente benéfica para o designer, ao mesmo tempo traz continuidade à busca da Vitra por seus temas centrais. Os temperamentos e métodos de trabalho de alguns designers não se prestam a uma relação contínua e de longo prazo, mas as colaborações orientadas para o projeto produziram resultados inovadores.

Cada um deles incorpora à sua maneira particular o que é típico da relação entre a Vitra e “seus” designers: uma mistura de espírito pioneiro, interesse em pesquisa científica, determinação inabalável e a compreensão do design como uma “investigação de amor”, como Charles Eames chamou, a confluência de dedicação e paixão que leva a soluções de design de sucesso.

Sustentabilidade

A Vitra defende uma cultura de cuidado e diligência, na qual a sustentabilidade não é um projeto ou objetivo corporativo, mas sim uma atitude empreendedora.

A sustentabilidade encontra expressão em todas as atividades: nomeadamente, em quem a Vitra emprega (43 nacionalidades, 33% de mulheres em cargos de direção, 66% de mulheres na Direção do Grupo). Na forma como apoiam seus funcionários (por exemplo, em uma creche da empresa). Na maneira como projeta o campus e o torna acessível ao público. Na forma como desenvolve e fabrica seus produtos. De onde a Vitra adquire suas matérias-primas. Na maneira como a organiza sua cadeia de suprimentos. Na forma como os edifícios Vitra Campus são operados (com energia da hidrelétrica). E em como os mais recentes insights sobre o impacto da ação corporativa são vistos como oportunidades para uma expansão futura.

As peças da Vitra devem ser apreciadas ao longo da vida e, até mesmo, passadas ​​de uma geração para a outra – esta é a bússola que orienta todas as decisões durante o desenvolvimento e a produção.

Para desenvolver produtos que durem o máximo possível, tendências de curta duração são evitadas e detalhes não essenciais são omitidos. Para garantir aos produtos a maior vida útil, eles são consertados, vendidos ou até doados por uma boa causa.

O fim da vida de um produto é sempre uma ocasião triste. Para garantir que os produtos permaneçam em circulação por mais tempo, eles são projetados para facilitar a reutilização. Reparos, programas de devolução e garantias estendidas promovem a preservação. E nas Vitra Circle Stores, os produtos usados ​​são recomprados, restaurados e colocados novamente em uso.

Organização

Fundação:
1950, como uma empresa familiar

Gestão:
Nora Fehlbaum (CEO), Christian Grosen (CDO), Sonja Hornberger (CHRO), Paula Indermühle (CFO), Wolfgang Lange (CMO), Aglaia Lüthy (COO)

Conselho de Administrativo:
Alexander Zschokke (Presidente), Nora Fehlbaum, Rolf Fehlbaum, Beat Fellmann

Sede:
Birsfelden perto de Basileia (Suíça)

Locais de produção:
Weil am Rhein (Alemanha), Sugito (Japão), Szombathely (Hungria)

Mobiliadequada + Vitra

Essa parceria entre duas empresas muito antigas no mercado, visa trazer para o consumidor brasileiro o melhor do design de mobiliário mundial. Assim como a empresa Suíça nós somos amantes do bom design, também trabalhamos para construir e melhorar as configurações dos espaços, sejam eles residenciais ou corporativos. Pois, os benefícios de um ambiente visualmente harmônico com peças de alta qualidade são muitos. Por isso, nossos esforços estão direcionados para disponibilizar essas vantagens para realidade dos nossos clientes.

Logo, tornamos das palavras da Vitra, as nossas: “Um mobiliário original sempre manterá seu valor. Uma imitação nunca será nada além de uma cópia, uma ideia roubada. Aprecie as diferenças – não apenas a qualidade e variações mais óbvias, mas também o apelo sensorial e emocional do produto autêntico. O produto original é um companheiro para toda a vida e pode muito bem viver mais que você para ser recebido com gratidão pela próxima geração.”

Quer conhecer mais da Vitra? Então da uma olhada no vídeo a seguir.